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15/07/2019 16:33 por Advillage

Prazo para criação de cadastro "não me perturbe" termina nesta terça

Teles não poderão mais fazer ligações de telemarketing para os consumidores que registrarem seus números na lista

Termina nesta terça-feira (16) o prazo para que as empresas de telefonia criem a lista nacional de bloqueio de telemarketing. O consumidor que não quiser mais receber ligações de ofertas de empresas como NET/Claro, Vivo, TIM, Oi e Sky deve se cadastrar no portal naomeperturbe.com.br.

A lista, porém, não bloqueia ligações das empresas de telecomunicação com fins de pesquisa ou de empresas de outros setores que queiram vender seus produtos, ressalta o Estadão. O consumidor estará protegido apenas das chamadas indesejadas com o propósito de vender serviços de telefonia, TV por assinatura ou internet.

Até maio deste ano, a Anatel registrou quase 14 mil reclamações de consumidores, uma média mensal de 2,8 mil queixas. No ano passado a média foi de 2,2 mil reclamações por mês.

O Procon já tem uma lista de bloqueio de ligações de telemarketing. A diferença está na abrangência. O cadastro da Anatel é mais abrangente em termos geográficos, já que se trata de uma lista nacional. O cadastro doProcon, que é estadual, é mais abrangente na gama de empresas, pois bloqueia ligações de telemarketing de todas as companhias, e não somente as de telecomunicações.

Leia: Teles têm 30 dias para criar cadastro nacional de "não perturbe".

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