Home > DOCES E SALGADOS > Justiça espanhola aprova exumação do corpo de Francisco Franco

DOCES E SALGADOS

24/09/2019 09:53 por Redação

Justiça espanhola aprova exumação do corpo de Francisco Franco

Restos mortais do ditador deverão ser levados a um discreto cemitério de Madri; herdeiros queriam a Catedral de La Almudena

O corpo de Franco está depositado no mausoléu gigantesco do Vale de los Caídos, que ele mesmo mandou construir para glorificar sua vitória na Guerra Civil Espanhola, travada entre 1936 e 1939. O general, que governou o país de 1939 até sua morte, está enterrado no altar da basílica. No mesmo complexo foram sepultados quase 27 mil combatentes franquistas e 10 mil opositores republicanos.

O Tribunal Supremo da Espanha aprovou nesta terça-feira (24) a exumação do corpo de Francisco Franco de seu monumental mausoléu no Vale dos Caídos nos arredores de Madri, alvo de uma disputa judicial entre o governo do social-democrata Pedro Sánchez e os descendentes do ditador.

“O tribunal decidiu por unanimidade negar em sua totalidade o recurso interposto pelos parentes de Francisco Franco em conexão com a exumação (...) acordada pelo governo", afirmou a Corte em um breve comunicado. A decisão foi unânime entre os seis juízes da Quarta Seção da Câmara de Litígios Administrativos do tribunal.

A exumação, porém, não será imediata, porque o mesmo tribunal deve analisar três outros recursos pendentes, embora seja provável que a decisão vá "na mesma linha", assinala a Rádio França Internacional.

Com a decisão, os juízes validam não apenas a exumação dos restos mortais do Vale dos Caídos, mas também a decisão do governo de enterrá-lo com sua esposa no discreto cemitério de El Pardo, no norte de Madri. A família queria que os restos do ditador fossem transferidos para o jazigo na cripta da Catedral de La Almudena, no centro da capital espanhola.

Há um ano, o governo socialista tenta sem sucesso retirar os restos do ditador da monumental basílica construída pelo próprio Franco para enterrá-lo em um lugar mais discreto.

Vale dos Caídos

O corpo de Franco está depositado no mausoléu gigantesco do Vale de los Caídos, que ele mesmo mandou construir para glorificar sua vitória na Guerra Civil Espanhola, travada entre 1936 e 1939. O general, que governou o país de 1939 até sua morte, em 1975, está enterrado no altar da basílica. No mesmo complexo foram sepultados quase 27 mil combatentes franquistas e 10 mil opositores republicanos.

Leia também: Milhares protestam contra enterro de restos mortais de Franco em catedral de Madri.

'
Enviando