Home > ADVILLAGE > Anatel abre consulta pública sobre evolução de antenas para o 5G

ADVILLAGE

18/04/2019 11:33 por Advillage

Anatel abre consulta pública sobre evolução de antenas para o 5G

Objetivo é incluir critérios para certificação da tecnologia AAS, que a agência considera adequada para as estações rádio base

A Anatel receberá até o próximo dia 26, em seu portal na internet, contribuições da sociedade para atualizar os requisitos técnicos e procedimentos para a instalação (ou modernização) de antenas de celular tendo em vista o advento da tecnologia 5G no país.

O objetivo é incluir critérios para certificação da tecnologia AAS (Active Antenna System) nos estudos técnicos do produto “transceptor para estação rádio base “. Segundo a agência reguladora, entre as vantagens dessa tecnologia está um melhor ajuste das estações à posição dos celulares dos usuários.

Segundo informe da Anatel, os equipamentos AAS serão importantes para a evolução da tecnologia LTE e também na introdução do 5G. “Esses equipamentos, ao compactar os elementos do transceptor e da antena, evitam cabos que podem prejudicar a qualidade do sinal das estações”, diz a agência. As estações rádio base, comumente chamadas de “antenas de celular”, incluem a torre, as antenas propriamente ditas e equipamentos adicionais, como geradores de energia.

Veja mais sobre a consulta pública aqui.

Siga-nos no Twitter

'
Enviando