Home > DOCES E SALGADOS > Petrobras deve fechar fábrica de fertilizantes no Paraná

DOCES E SALGADOS

14/01/2020 06:25 por Redação

Petrobras deve fechar fábrica de fertilizantes no Paraná

Estatal pode anunciar a desativação da Fafen-PR, em Araucária, pondo em xeque o emprego de cerca de mil trabalhadores

A Petrobras pode anunciar nesta terça-feira (14) a desativação da Fafen (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados), em Araucária, no Paraná, segundo fontes ouvidas pelo Estadão. A medida estaria relacionada à falta de interesse de investidores em comprar a estrutura.

No fim de 2019, a estatal fechou contratos de arrendamento das unidades da Fafen em Sergipe e na Bahia para a Proquigel Química S/A. A Proquigel terá o controle das unidades por dez anos iniciais, podendo haver renovação por mais uma década. A negociação foi de R$ 177 milhões. Nesses estados, os funcionários foram realocados pela Petrobras.

No Paraná, porém, o desfecho pode ser diferente. Segundo o diretor do Sindiquímica Paraná, Caio Rocha, a diretoria da empresa não se posicionou oficialmente sobre o futuro do negócio, mas há sinais de que a subsidiária não deve durar muito tempo, o que põe em xeque o futuro de cerca de mil funcionários, entre diretos e indiretos.

De acordo com a FUP (Federação Única dos Petroleiros), a Fafen-PR é a maior produtora nacional de Arla 32, reagente químico obrigatório usado para reduzir a poluição ambiental produzida por veículos automotores pesados. Sem ela, diz a FUP, o país terá de recorrer ao mercado externo.

'
Enviando